Mulheres da Minha Vida

Criei este blog, como complemento da comemoração dos meus 40 anos, que acontece este ano no dia 20 de setembro, aqui pretendo colocar os depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida de maneira especial. Desde o fim de 2009, venho me empenhando para reunir os depoimentos de 40 mulheres para colocar num livro e agora que os tenho, quero partilhá-los com outras pessoas também.

Talvez muitos dos meus amigos perguntem, assim como meus irmãos já me perguntaram, mas por que não os homens também?? A resposta é simples, estou num momento muito especial de minha vida. E a vida me foi dada por uma mulher, claro que com a contribuição de um homem, mas a minha mãe teve um papel fundamental neste processo e quero valorizar a mulher.

Sou mulher, negra e feliz por ter a oportunidade de ter chegado até aqui!

Tenho certeza que depois da criação do blog, outras me escreverão. E estes terão um registro aqui.

E talvez seja um incentivo para aquelas que não escreveram, ainda me encaminharem algo. O material ainda não está pronto e acabado, contribuam com fotos e outros meios criativos.

Mas seja rápida, pois senão vai ficar de fora da comemoração!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Lúcia, uma história de perseverança

"Nasci em Pernanbuco, em uma família grande, somos nove filhos, e chegamos em SP quando eu tinha 8 anos. Nós éramos muito pobres, só tinha o básico e nossa carência era de tudo, tanto de comida, como de amor. Meus pais brigavam muito e vivi nesse ambiente até conhecer o meu marido. Namoramos dois anos e casamos em 1977.

É muito importante, nesse ponto, destacar que sempre pedi para o Senhor, nosso Deus, um marido maravilhoso e dizia que se não fosse assim, eu não queria. Pois bem, ele me mandou. Ele é o marido que sempre desejei. Tivemos três filhos maravilhosos e uma vida de altos e baixos, mas caminhando juntos, eu procurando fazer o meu marido feliz e ele a mim, como deve ser: um servindo ao outro e nós nos completando. Que benção, o casal vai sempre ter que lutar para superar todos os obstáculos, todas as barreiras juntos, mas venceremos, e no final a vitória chegará.

Sempre gostei de trabalhar manualmente, e por isso aprendi muitas coisas, entre elas a fabricar artigos religiosos católicos. Assim conheci a Ana Cláudia, através de um jovem da Pastoral da Juventude. Como ele sabia que eu confeccionava o que eles precisavam, ele me falou da Ana que fabricava, também, camisetas e outros produtos da PJ. Assim, um dia, fui até a casa da Ana. Nós nos conhecemos e eu me identifiquei muito com ela, uma pessoa muito dedicada e esforçada, amiga e leal, tira dela para os outros.

Quando a conheci, minha família estava passando por momentos muito difíceis, mas apareceu a Ana Cláudia que nos ajudou muito, comprando os nossos produtos. Nós falamos sempre em casa que a Ana foi um anjo na nossa vida, nós chamamos a Ana de Santa Ana, porque ela nos ajudou muito e nem sabe desta história.

Ana, você é a amiga que todo mundo gostaria de ter, amiga, sincera, leal, verdadeira; a filha que todo pai gostaria de ter, a filha maravilhosa, e amiga. Só posso dizer uma coisa: que você significa muito na minha vida, e na da minha família e que eu encontrei um tesouro que é a Ana Cláudia, uma pérola negra.

No ano que a Ana casou, nós fomos a uma caminhada da juventude, que sairia da Roseira e seguiria até Aparecida do Norte. Só que eu não sabia que era até Aparecida do Norte andando. Quando fiquei sabendo... nossa... eu queria matar a Ana Cláudia, porque nem ela sabia. Começou a caminhada naquela escuridão, andamos, andamos, veio o sono, nós passamos pelo deserto naquela noite, que cansaço. A Ana Cláudia andando e dormindo, e eu a segurando para que ela não caísse, quando eu a soltava, ela saía andando de lado parecendo caranguejo, e eu corria e a segurava. E assim, chegamos em Aparecida, todos cansados. Dormimos lá dentro da igreja, no chão, mortos de canseira. Seis horas de caminhada, que aventura... foi maravilho, valeu à pena a despedida de solteira da Ana Cláudia. Hoje eu dou risada dessa aventura. Essas lembranças vão ficar pra sempre em meu coração.

Beijos no seu coração amado". (Maria Lúcia S. Coelho)
Bodas de Prata Lúcia e Jorge

Bodas de Prata Lúcia,  Jorge e filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário