Mulheres da Minha Vida

Criei este blog, como complemento da comemoração dos meus 40 anos, que acontece este ano no dia 20 de setembro, aqui pretendo colocar os depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida de maneira especial. Desde o fim de 2009, venho me empenhando para reunir os depoimentos de 40 mulheres para colocar num livro e agora que os tenho, quero partilhá-los com outras pessoas também.

Talvez muitos dos meus amigos perguntem, assim como meus irmãos já me perguntaram, mas por que não os homens também?? A resposta é simples, estou num momento muito especial de minha vida. E a vida me foi dada por uma mulher, claro que com a contribuição de um homem, mas a minha mãe teve um papel fundamental neste processo e quero valorizar a mulher.

Sou mulher, negra e feliz por ter a oportunidade de ter chegado até aqui!

Tenho certeza que depois da criação do blog, outras me escreverão. E estes terão um registro aqui.

E talvez seja um incentivo para aquelas que não escreveram, ainda me encaminharem algo. O material ainda não está pronto e acabado, contribuam com fotos e outros meios criativos.

Mas seja rápida, pois senão vai ficar de fora da comemoração!

sábado, 31 de julho de 2010

Convite em português

Herrlingen, 15 de janeiro de 2010.


“Acreditar na possibilidade é ousar, ter criatividade, conquistar a liberdade e ser feliz!”
Ana Cláudia


Queridas amigas,

Depois de completar 39 anos, comecei a pensar que falta pouco para 40. Quando somos crianças, almejamos ter idade para ir a escola, aprender ler e escrever. Quando chegamos aos sete, queremos ir para o Colegial, nem sei se essa denominação existe ainda, mas isso foi o que eu desejava nesta época. Tempos depois, queremos fazer 18 anos, tirar a tão sonhada carteira de motorista, ter independência, ir para Universidade, ter um emprego legal, constituir uma família. Interessante, que quando chegamos aos 30, pensamos: — Mas já são 30 ?! Já se passaram 30 anos, parece que foi ontem!
O tempo passou, muita coisa rolou e como dizia Cazuza “O tempo não para!”. A vida não para e nem deve parar, o ar tem que circular, o sonho continua, mas a mente da gente muda e a forma que a gente pensa se transforma e coisas que foram tão importantes não são mais e outras que pareciam tão sem importância, tem uma importancia enorme. E há coisas que foram, são e serão importantes sempre.
Os velhos amigos, também estão mais velhos, os novos amigos muitos tem a nossa idade também. Realmente, o mistério da Vida é algo muito interessante e sagrado! Muitas pessoas fizeram parte da minha vida e apesar de sempre achar que tenho mais afinidades com os homens do que com as mulheres, sempre acreditei que eles eram mais faceis! Mas, sei que isso não é verdade, eles e nós só somos diferentes! E conviver com um homem não é tão fácil o quanto eu pensei! Agora eu sei!rs...
Bem, mas o que quero com tudo isso não é fazer uma sessão nostalgia, mas poder fazer algo que possa celebrar os meus 40 anos, que estão chegando...
Para essa empreitada, pensei porque não, reunir a história de mulheres, de mulheres que fizeram parte da minha vida, quero organizar tudo até a minha próxima viagem ao Brasil.
Há princípio quero reunir 40 relatos (histórias) de mulheres que foram e são, importantes na minha vida.
É importante que escrevam um pouco sobre vocês, quem são, o que fazem e claro um pouco da nossa relação (como nos conhecemos, significado do nosso encontro na sua vida (se houver)), aproveitem ainda para expressar sentimentos, as vezes ocultos, mas que mostram quão única e especial é cada uma de vocês.
Com isso quero organizar 1 livro, não sei se alguém vai querer saber das histórias de vocês, mas este será o meu presente, ter a história de vocês nos meus 40 anos, registrada, tudo isso para celebrar, agradecer e partilhar a vida.
Claro que este é um convite oficial para você, espero que possa fazer parte do registro desta história! Mas cuidado não vá escrever o sua biografia de vida, eu preciso formatar, organizar tudo isso! Não quero dar modelos prontos, quero liberdade de expressão, criatividade e disponibilidade. Mas conto com o seu discernimento.
Peço a gentileza também de me enviar algumas fotos suas. Quero ter a sua imagem guardada na memória e na memória das gerações futuras.
Pensei também de fazer um blog especialmente para este momento. Mas esta é uma idéia secundária.
O prazo para o envio dos relatos é até 15 de maio Espero que seja suficiente para todas. Todo material vai passar por correção e adaptação para ter uma unidade, mas antes da edição final faço questão de apresentar à todas.
Espero que você não deixe pra última hora o meu presente!

Um grande abraço,

Ana Cláudia

10 comentários:

  1. Seu primeiro seguidor!!! Quero acompanhar esta história e os relatos das 40 mulheres da sua vida!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido Rogério, fico feliz! Diga para Débora que ficarei feliz se ela ainda escrever! Diga para enviar para anapj@uol.com.br

    bjs, Ana

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana..tá ficando bem legal o seu blog. A ideia das fotos é excelente! Será que consigo reescrever o texto que lhe enviei? Estive pensando em escrever mais coisas que deixei de fora..rs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, quero acompanhar cada post e cada depoimento de Ana e as quarentas mulheres. Afinal este é um pequeno retrato da vida.

    Como nos versos de Gilberto Gil aquele abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ana Parabéns pela iniciativa, força e coragem sempre! Como dizia Che "Lutar sem jamais perder a ternura". Um forte abraço
    Érica - Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  7. Rose querida, escreva serei feliz com sua contribuicao. bjs, Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  8. Querido Valter, fico feliz que esteja acompanhando o que acontece aqui no blog. Hoje terei uma postagem de um texto em alemao. E algumas fotos de pessoas especiais.
    Obrigada e continue contribuindo! bjs, Ana

    ResponderExcluir
  9. Érica, obrigada, pela amizade! Se quiser enviar um , fotos, ou qualquer outra contribuicao no contexto dos meus 40 escreva encaminhe para o meu e-mail: anapj@uol.com.br

    Bjs, Ana

    ResponderExcluir
  10. Uau!!! Que delícia!! Tô amando!! Tá muuuuuuuuuuuuuuuitttto legal!!
    Bjs com saudades!!

    ResponderExcluir