Mulheres da Minha Vida

Criei este blog, como complemento da comemoração dos meus 40 anos, que acontece este ano no dia 20 de setembro, aqui pretendo colocar os depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida de maneira especial. Desde o fim de 2009, venho me empenhando para reunir os depoimentos de 40 mulheres para colocar num livro e agora que os tenho, quero partilhá-los com outras pessoas também.

Talvez muitos dos meus amigos perguntem, assim como meus irmãos já me perguntaram, mas por que não os homens também?? A resposta é simples, estou num momento muito especial de minha vida. E a vida me foi dada por uma mulher, claro que com a contribuição de um homem, mas a minha mãe teve um papel fundamental neste processo e quero valorizar a mulher.

Sou mulher, negra e feliz por ter a oportunidade de ter chegado até aqui!

Tenho certeza que depois da criação do blog, outras me escreverão. E estes terão um registro aqui.

E talvez seja um incentivo para aquelas que não escreveram, ainda me encaminharem algo. O material ainda não está pronto e acabado, contribuam com fotos e outros meios criativos.

Mas seja rápida, pois senão vai ficar de fora da comemoração!

domingo, 19 de setembro de 2010

Karina, uma história de saudade


Penso em você quase todos os dias. Penso em te escrever, em contar minha história. Mas a vida da gente é uma loucura tão grande, que às vezes tenho vontade de sumir para beeem longe, para um lugar calmo e tranquilo, onde eu consiga pensar na minha vida e nas coisas que realmente importam.

Eu tenho me lembrado muito de você, especialmente, porque eu estou trabalhando na Raposo Tavares, que, por coincidência, fica do lado da Paulus. E, toda vez que venho trabalhar, fico relembrando várias histórias, aventuras que tivemos. Não tem como não lembrar (você vê que coincidência? Vim trabalhar bem aqui do ladinho do lugar onde participamos do DNJ – dia Nacional da Juventude, por tantos anos. Como o mundo dá voltas, não?)
E também, porque, às vezes, vou pegar o ônibus para voltar para casa em Cotia e me lembro das reuniões de que participamos, do ginásio onde também fizemos o DNJ, enfim, só recordações boas de tempos que não voltam mais...
Hoje, quando passo perto do centro de Cotia, vejo tanta gente, tanto carro, nem parece que é o mesmo lugar a que vínhamos há 10, 15 anos... muita coisa mudou, a cidade cresceu demais, e só restaram as lembranças e memórias de bons momentos..

Lembro-me também que havia uma escola, onde fizemos uma reunião, não me lembro bem o que era, mas foi de um dia inteiro, e essa escola era numa rua bem sossegada (em Cotia) e, quando estive lá, fiquei viajando, pensando em várias coisas. Hoje, quando pego o ônibus e passo em frente a essa escola, vêm à tona diversas  recordações. Mas, infelizmente, lá não é mais sossegado como antes, há muita correria, muita gente, muito carro, nem parece o mesmo lugar aonde fui há tantos anos...


Quando me lembro daquela época, me emociono, porque foi uma época muito gostosa, eu vivia para a PJ. No começo, nem trabalhava, depois começou a correria de trabalho, faculdade, mas mesmo assim continuei indo por mais um tempo... lembro-me de muita gente, com muito carinho, lembro-me de muita coisa mesmo... Me dá uma saudade, sabe.. pena que hoje muita coisa mudou, muita gente se foi, muita gente se distanciou, viajou, mudou, casou, enfim, outras etapas da vida. Até porque, a vida da gente é muito dinâmica. Todos precisamos dar valor aos pequenos momentos, porque eles passam rapidamente e quando nos damos conta, já estamos com 50 anos! rs

Lembra quando fomos para o Chile? Você tinha até feito aulas de espanhol para não passar vergonha. No final você ficou na casa de pessoas que falavam português, e eu fiquei numa casa onde ninguém falava um "a" da nossa língua. Sofri muito para me comunicar, mas foi engraçado. 
E foi graças a você que consegui ir, porque se não fosse a sua conversa com o bispo da época, eu nunca teria ido a essa viagem. Sou eternamente grata a você por isso! Até porque depois disso nunca mais fiz uma viagem internacional. Cheguei até a tirar visto para os EUA (a trabalho), mas nunca consegui ir. Ainda tenho vontade de viajar, de conhecer lugares novos, até porque já falo inglês e espanhol fluentemente, mas até agora não consegui sair do Brasil, mas um dia ainda vou chegar lá (e ainda vou te contar! rs)


Saudades gigantescasssssssssss!!!!

Obrigada por você existir na minha vida!!!! Você foi (e sempre será) uma pessoa muito especial para mim!!!

Karina Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário