Mulheres da Minha Vida

Criei este blog, como complemento da comemoração dos meus 40 anos, que acontece este ano no dia 20 de setembro, aqui pretendo colocar os depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida de maneira especial. Desde o fim de 2009, venho me empenhando para reunir os depoimentos de 40 mulheres para colocar num livro e agora que os tenho, quero partilhá-los com outras pessoas também.

Talvez muitos dos meus amigos perguntem, assim como meus irmãos já me perguntaram, mas por que não os homens também?? A resposta é simples, estou num momento muito especial de minha vida. E a vida me foi dada por uma mulher, claro que com a contribuição de um homem, mas a minha mãe teve um papel fundamental neste processo e quero valorizar a mulher.

Sou mulher, negra e feliz por ter a oportunidade de ter chegado até aqui!

Tenho certeza que depois da criação do blog, outras me escreverão. E estes terão um registro aqui.

E talvez seja um incentivo para aquelas que não escreveram, ainda me encaminharem algo. O material ainda não está pronto e acabado, contribuam com fotos e outros meios criativos.

Mas seja rápida, pois senão vai ficar de fora da comemoração!

sábado, 18 de setembro de 2010

Marcia, uma história de realização


Ana, que coisa difícil escrever, você sabe que eu gosto é de falar. Vamos lá, pensei tanto em como colocar no papel um pouco da nossa história, daquele tempo utópico e que hoje parece tão distante, incrível como nem me lembro quais eram meus sonhos, tanta coisa aconteceu, revi conceitos e valores, amadureci, conheci a felicidade e realização plena de uma mulher com a maternidade e também a mais profunda e intensa dor com a perda dela.

Esses eventos definitivamente marcaram a minha existência, minhas metas e objetivos. Me reestruturar, seguir em frente foi um processo penoso, mas como tudo tem seu tempo, as coisas aos poucos foram voltando ao normal, ficaram a saudade e as cicatrizes, mas elas não doem mais.

Nasci numa família com valores religiosos, princípios rigidos, mas coerentes e justos. Estudei até o colegial em escolas públicas, sempre fui caxias, queria ser professora e mudar a história de muitas crianças. Sempre vi a educação como passaporte para uma vida melhor e continuo achando isso. Fiz magistério, cheia de ilusões, acreditando na transformação. Não sonhava em ser rica, ter grandes responsabilidades, poder ou prestígio, queria uma vida estável, um trabalho digno e que me trouxesse satisfação pessoal. Prestei concurso público e passei, quer mais estabilidade do que isso? Fui trabalhar e veio a decepção com a profissão, com os colegas amargos e descompromissados. Fiquei cheia de dúvidas, decidi mudar de área de atuação e foi aí que minha vida encostou na sua: estávamos no mesmo curso universitário.

Dizem que os opostos se atraem, mas não é verdade, o que aproxima as pessoas são as semelhanças, as afinidades. Tínhamos muito em comum; quase a mesma idade, experiências de vida parecidas, estrutura familiar semelhante, éramos românticas e idealistas, defensoras dos pobres e oprimidos, humanistas e muito ingênuas em relação a tudo. Lembra como ficávamos envergonhadas com os comentários dos garotos? Tínhamos aquele jeito de quem não estava levando o curso muito a sério, fazíamos a nossa parte, um tanto em cima da hora, mas sempre saía. Pensando bem não éramos estudantes exemplares. Mas uma coisa era certa para mim, você e a Dri eram minhas âncoras naquele curso. Eu conversava com todos, mas não havia amizade, eram só colegas de classe. O legal da nossa amizade era a leveza da relação, os sentimentos de afeto, amizade e lealdade fortes, sem cobranças, ciúmes ou conflitos. Queríamos o melhor uma para a outra, era um sentimento de apoio e segurança.Quando comecei a namorar , o que eu mais queria era que você e a Dri também encontrassem uns sujeitos legais e que formássemos aquele grupo de casais "amigos para sempre". As coisas não aconteceram naquele tempo, mas a seu tempo. Hoje estamos casadas com sujeitos legais e mesmo distantes geograficamente, sei que somos amigas, não precisamos da presença física, sabemos que quando for preciso poderemos contar uma com a outra (você não imagina como me preocupei com você quando tentou entrar em contato e eu não conseguia saber o que estava acontecendo). Ana, não sei o que a vida nos reserva, mas tenha certeza do meu carinho e amizade por você, quero que realize seus sonhos e projetos de vida, que seu casamento seja abençoado, minha amiga desejo que consiga encontrar nas pequenas coisas cotidianas alegria e paz e ser feliz.

Ana, economize nos pequenos problemas pra sobrar energia para os grandes, coloque a raiva pra secar (no outro dia o motivo poderá não ser tão importante como parecia antes) porque as dificuldades sempre vem , ninguém passa pela vida sem altos e baixos. Tomara que os seus "entas" sejam os melhores e mais felizes dias da sua vida.


Milhões de beijos, com muito carinho, Marcia .




Nenhum comentário:

Postar um comentário