Mulheres da Minha Vida

Criei este blog, como complemento da comemoração dos meus 40 anos, que acontece este ano no dia 20 de setembro, aqui pretendo colocar os depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida de maneira especial. Desde o fim de 2009, venho me empenhando para reunir os depoimentos de 40 mulheres para colocar num livro e agora que os tenho, quero partilhá-los com outras pessoas também.

Talvez muitos dos meus amigos perguntem, assim como meus irmãos já me perguntaram, mas por que não os homens também?? A resposta é simples, estou num momento muito especial de minha vida. E a vida me foi dada por uma mulher, claro que com a contribuição de um homem, mas a minha mãe teve um papel fundamental neste processo e quero valorizar a mulher.

Sou mulher, negra e feliz por ter a oportunidade de ter chegado até aqui!

Tenho certeza que depois da criação do blog, outras me escreverão. E estes terão um registro aqui.

E talvez seja um incentivo para aquelas que não escreveram, ainda me encaminharem algo. O material ainda não está pronto e acabado, contribuam com fotos e outros meios criativos.

Mas seja rápida, pois senão vai ficar de fora da comemoração!

domingo, 19 de setembro de 2010

Telma, uma história de fraternura



EU:
Sou Telma, Telma Cristina Luiz Gomes, nascida em 7 de setembro do ano de 1968, na cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, Brasil, América do Sul. No momento, solteira. Moro sozinha, não tenho filhos. Trabalho desde a infância como empregada doméstica, e há 6 anos, também, como recepcionista na Arquidiocese de Ribeirão Preto, atendendo aos serviços pastorais, movimentos e serviços religiosos... Tenho formação Técnica em Edificações, mas atuo só como curiosa e orientando alguns amigos... rsrrsrs
Sempre fui uma pessoa tímida, perfeccionista e exigente comigo mesma. Adoro viajar, conhecer novos lugares e amigos... AMO A VIDA!

MINHA FAMILIA:
Filha mais velha entre 8 irmãos. Somos 5 mulheres e eram 3 homens. Tivemos uma infância difícil e conturbada, pois meus pais, infelizmente, pouco assumiram a função de fato. Muito cedo tive que trabalhar para ajudar no sustento de todos, mas, entre as tristezas, tivemos o sabor mágico da infância, como o natal, as brincadeiras populares... e o carinho dos familiares de minha mãe, que foram muito importantes na nossa criação e formação. Minha avó, quanta saudade... mulher de garra, foi lavradora, lavadeira, tinha só 2 anos de estudo, mas muita sabedoria... nos ofereceu o que podia de educação e caráter como pessoas e cidadãos... praticamente ela me criou a vida toda. Agradeço a Deus por ela ter me instruído na vida.
Meus irmãos e irmãs são casados, alguns pela segunda vez. Tenho mais ou menos 17 sobrinhos... rsrrsrs, é que alguns estão prestes a nascer e tenho um sobrinho neto.
E... cada um vive seus valores e dissabores, e o que mais me afetou foi a morte de meu irmão há quase 3 anos... de uma forma muito triste, resolveu nos deixar. Depois de tanta luta na vida, essa ele perdeu, como uma parte de nossos jovens a perdem, para as drogas...
Como herança de minha mãe, recebi o gosto pela leitura, meu pai me deixou o gosto pela arte de fotografar e viajar, apesar de ter convivido pouco com eles.

MINHA EDUCAÇÃO:
Apesar das dificuldades, todos frequentamos a escola desde a formação básica infantil; eu em particular, sempre fui boa aluna, chegando a ser premiada na formação básica e, como boa oradora, sempre era escolhida para declamar nas festas cívicas. Muitas professoras contribuíram muito para minha boa formação, mas infelizmente sofri discriminação por parte de uma delas, justamente por ser boa aluna, mas pobre e negra... Estava no quarto ano primário... Felizmente isso não me abateu. Apesar da pouca idade, já estava calejada e pronta a enfrentar as dificuldades da vida, que foram oportunidades para eu superar sozinha os problemas fora de casa. Completei com muita dificuldade boa parte de meus estudos, sempre trabalhando e enfrentando as responsabilidades familiares...
Não fiz ensino superior, mas quem sabe ainda há tempo... A escola me deu algumas amizades que me trazem saudades e outras com as quais convivo até hoje...

MINHA FÉ:
Bem, o primeiro contato de que me recordo com a igreja foi como daminha das alianças no casamento de minha tia e madrinha aos 7 anos de idade... Lembro-me de como foi longo o caminho até o altar...rsrrsrs, mas minha avó,  muito católica, sempre nos instruiu, levando-nos aos terços, nas festas religiosas, nas casas das famílias. Logo que iniciou a comunidade em nosso bairro, começamos a receber a catequese para a primeira eucaristia... Em seguida, me preparei para o crisma, minha mãe chegou a cantar nas celebrações, mas não perseverou.
Depois de um período afastada após o crisma, por insistência de minha avó e dos conselhos de um amigo de escola, comecei a freqüentar o grupo de jovens da já paróquia Santo Estevão Diácono. Engraçado é que este amigo que tanto me incentivou era evangélico praticante e atuante no grupo de jovens de sua comunidade. Iniciei minha caminhada no dia 13 de maio de 1984 e estou até hoje nesta estrada... não como antes, mas caminhando...
Na paróquia além do grupo de jovens, me dediquei à liturgia, à pastoral da comunicação, à catequese e a alguns outros serviços...

MINHA CAMINHADA:
Participando do grupo de jovens, fui conhecendo melhor a comunidade, não só a da igreja, como a do bairro também... Fiz formação vocacional, mas nunca vivi uma experiência, minha avó desaprovava totalmente, afinal, como filha mais velha, tinha responsabilidade com  meus irmãos... Mas através desta formação, conheci melhor o objetivo do grupo de jovens da comunidade ligado à Pastoral da Juventude e a outros serviços da nossa Igreja...
E tenho certeza de que fiz uma opção vocacional pela Pastoral da Juventude; por ela me dediquei por anos, tanto na comunidade paroquial, como nas outras instâncias da Igreja.
Na coordenação do grupo da comunidade junto à Pastoral da Juventude, atuei também no conselho de bairro, grêmio estudantil e partido político, participei de uma forma tímida e discreta, mas tenho a certeza de que deixei minha parcela como cidadã nestes espaços... ainda hoje acompanho algumas coisas. 
Com a PJ, conheci muitos lugares e pessoas, atuei e participei em encontros, assembléias, seminários; locais, regionais, nacionais e até internacionais... fui coordenadora de grupo, diocesana, representante no regional, assessora em várias instâncias... fiz e tenho até hoje grandes amigos desta caminhada em todo o Brasil, graças a Deus... alguns já se encontram na casa do Pai, pessoas especiais das quais me recordo com emoção...
Entre tantos amigos e amigas, tenho a alegria de ter a Ana Claúdia... não sei ao certo quando nos conhecemos, mas vivemos e partilhamos grandes momentos em nossa caminhada... quantos encontros, assembleias e outras atividades organizamos na casa de seus pais??? Na verdade era a base da PJ...rsrrsrs Se fosse um panfleto, lá tinha; e um agasalho da PJ personalizado, também...rsrsrs, não só da diocese de Osasco, mas da sub região, do regional, nacional e por que não internacional também...rsrsrsrs...Quem nunca comeu ou dormiu por lá??? Como resistir à acolhida dos familiares dela???? Muitas saudades do vozinho...
Mas a Ana sempre foi uma pessoa ímpar. Agora imaginem duas perfeccionistas à frente das atividades?
Quem podia com a gente? Rsrsrrsrs, mas no final dava tudo certo, e juntas superamos muitos desafios, críticas e decepções que aumentavam ainda mais o desejo de realizar algo melhor em favor de nossa juventude... Os momentos de descontração ficavam por conta dos sarais na madrugada. Após batalhar o dia todo, reservávamos um momento para recitar poesias regadas a vinho... e as famosas palmas tibetanas... vamos lá, ANA, lembra??? Nossa, é história para um livro... foram e são muito importantes na minha vida estes períodos...


MEUS AMIGOS:
A maioria se confunde com minha caminhada pastoral. Lógico que tenho outros fora e muito importantes em minha vida também... mas todos muito especiais...

MEUS AMORES:
Meus amores??? São meus amigos... falando sério!!! Além da Ana, aqui, não quero citar nomes, mas eles sabem quem são eles... cada um tem seu lugar em meu coração e sabem como prezo cada um e cada uma, os que estão perto a todo momento e aqueles que não vejo há anos.
Agora... paixões... rsrsrrs. Há algumas eternas, algumas passageiras. Parafraseando Vinicius de Moraes: todas foram e outras serão eternas, enquanto duraram e durarem... rsrrsrs. Hoje vivo um momento único e especial...

E EU?
“EU SOU AQUELA MULHER QUE FEZ A ESCALADA DA VIDA, REMOVENDO PEDRAS E PLANTANDO FLORES”.

Ana, é neste verso de Cora Coralina que eu me defino, obrigada pela oportunidade de riscar estas poucas linhas sobre minha vida, beijos com toda e muita fraternura!!!

Um comentário:

  1. Telma, se existe uma ternurinha em nosso grupo de amigos essa ternurinha é você. Sempre doce, sempre acolhedora, sempre afetuosa, sempre sonhadora. Eu amo você de todo o meu coração. A amiga querida para sempre! Tenho até hoje o meu avental do Pinguim, diretamente de Ribeirão Preto! Obrigada! Com relação à Universidade, não basta achar que é possível, tem que prestar ENEM, inscrever-se no PROUNI, ler as obras da FUVEST e inscrever-se para a USP Ribeirão! Esse é o tipo da coisa que não deve e não pode ficar no mundo das idéias! Tem que realizar! Você merece e nós merecemos você produzindo conhecimento e doçura para o mundo! Não existe tempo certo, existe a vida, existe o aqui e o agora!! Vá em frente querida amiga!!

    ResponderExcluir