Mulheres da Minha Vida

Criei este blog, como complemento da comemoração dos meus 40 anos, que acontece este ano no dia 20 de setembro, aqui pretendo colocar os depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida de maneira especial. Desde o fim de 2009, venho me empenhando para reunir os depoimentos de 40 mulheres para colocar num livro e agora que os tenho, quero partilhá-los com outras pessoas também.

Talvez muitos dos meus amigos perguntem, assim como meus irmãos já me perguntaram, mas por que não os homens também?? A resposta é simples, estou num momento muito especial de minha vida. E a vida me foi dada por uma mulher, claro que com a contribuição de um homem, mas a minha mãe teve um papel fundamental neste processo e quero valorizar a mulher.

Sou mulher, negra e feliz por ter a oportunidade de ter chegado até aqui!

Tenho certeza que depois da criação do blog, outras me escreverão. E estes terão um registro aqui.

E talvez seja um incentivo para aquelas que não escreveram, ainda me encaminharem algo. O material ainda não está pronto e acabado, contribuam com fotos e outros meios criativos.

Mas seja rápida, pois senão vai ficar de fora da comemoração!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nilza, uma história de utopias


Oi, Ana, tudo bem? Saudades de você...

Antes de mais nada, me perdoe por não enviar antes. Espero que ainda dê tempo e que seja o que você precisa.

Como você falou que tinha que ser algo resumido, escrevi algumas palavras em forma de depoimento.

Sonhos, utopias, desejo de mudanças...

Foi isso que nos aproximou e nos uniu.

Embaladas por canções de protestos, amor fraterno e amizade, seguimos (e seguiremos) durante todo o tempo na esperança de que um dia veremos um mundo diferente, melhor e mais justo.

Quando conheci a Ana Cláudia, eu pouco falava com ela. Tinha receio porque ela sempre estava à frente das coisas, falando para as pessoas, liderando o grupo... e eu pensava: “nossa que gigante é esta mulher, apaixonada pela vida, pelas pessoas”. Pensei que sempre a admiraria, mas que jamais seria próxima dela.

Eu tinha razão: a Ana sempre foi uma mulher gigante na sua nobreza de amar sem precedentes, e de se doar ao outro/ outra somente por reconhecer em cada pessoa a imagem de Deus que nos faz irmãos e irmãs; isso faz com que minha admiração por ela sempre cresça.

Mas eu errei quando achei que jamais nos aproximaríamos, pois justamente este gigantismo a fez humilde, humilde o suficiente para se aproximar de todas as pessoas que a cercam, inclusive, eu.

Tornamo-nos mais que amigas, tornamo-nos irmãs, tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais!

Juntas, vivemos muitas aventuras nesta busca utópica de “mudar o mundo”, assim como fez há muito tempo “um tal Jesus”.

Foram encontros de formações, projetos sociais, celebrações, choros, sorrisos, manifestações... histórias que não cabem em um livro, nem em dois, três... estão marcadas como ferro quente na pele, na caminhada da vida de cada uma de nós. São histórias que nos alimentam e impulsionam a fazer ainda muito mais e que nos mantêm unidas, apesar da distância.

Um comentário:

  1. Nilza, que maravilha ver sua foto, seu texto! Você e a Ana Cláudia fizeram toda a diferença em minha cerimônia de casamento! Fizeram uma roupa especial, uma canção especial e uma coreografia linda, lindíssima! Você e a Ana Cláudia têm muito em comum! A mim inspiram sempre! Admiro você, gosto de você e espero poder ver seu filhinho crescer e ser amiguinho da minha filha. Gostaria que você postasse ainda outro texto contando a sua história de vida, pois sei que ela é uma inspiração para mim e acredito que inspirará outras vidas ainda! Nilza, parabéns!

    ResponderExcluir