Mulheres da Minha Vida

Criei este blog, como complemento da comemoração dos meus 40 anos, que acontece este ano no dia 20 de setembro, aqui pretendo colocar os depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida de maneira especial. Desde o fim de 2009, venho me empenhando para reunir os depoimentos de 40 mulheres para colocar num livro e agora que os tenho, quero partilhá-los com outras pessoas também.

Talvez muitos dos meus amigos perguntem, assim como meus irmãos já me perguntaram, mas por que não os homens também?? A resposta é simples, estou num momento muito especial de minha vida. E a vida me foi dada por uma mulher, claro que com a contribuição de um homem, mas a minha mãe teve um papel fundamental neste processo e quero valorizar a mulher.

Sou mulher, negra e feliz por ter a oportunidade de ter chegado até aqui!

Tenho certeza que depois da criação do blog, outras me escreverão. E estes terão um registro aqui.

E talvez seja um incentivo para aquelas que não escreveram, ainda me encaminharem algo. O material ainda não está pronto e acabado, contribuam com fotos e outros meios criativos.

Mas seja rápida, pois senão vai ficar de fora da comemoração!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Zeza, uma história de diferenças

Minha história é tão corriqueira: menina que casa nova porque está grávida, pensa que construiu um castelo de contos de fada e se depara com filho, marido, casa e o pior: muitas despesas, mesmo assim acredita que vale a pena tentar. Depois de poucos anos de casada, o castelo já se desmoronou e a realidade me coloca diante de uma relação problemática. Não demora muito para estar sozinha, traída, sentindo-me sacaneada, com apenas 24 anos e um filho de 4, tendo que decidir entre encarar a vida e ir em busca de conquistas ou ficar vivendo de uma mísera pensão. Escolhi a primeira opção.

Na minha adolescência, acho que não tinha muita coisa na cabeça. Só pensava em paquerar. Mas uma das coisas boas de que me lembro era da admiração enorme que eu nutria pelas ANAS, Ana Lucia, Ana Claudia e Ana Elisa. Achava as 3 tão inteligentes e independentes, contudo nunca quis ser igual às Anas, nem sabia o que eu queria, deixei, então, a vida me levar, como uma porção de adolescentes, que hoje fazem parte da minha vida profissional.

Uma das coisas que me fez parar para pensar na vida foi a morte do meu irmão Ni. Eu estava com 18 anos, e ele era realmente querido. Os amigos do grupo de jovens foram muito importantes naquele momento, não me esqueço do apoio que tivemos.

No entanto, acho que minha vida toma um rumo bem diferente após minha separação. Aí, sim, passei a ter noção da vida, do que queria, do que iria buscar, e não só isso, passei a ver o mundo, os defeitos e as qualidades, e, desde então, me vejo dentro desse mundo como sujeito responsável pelas mudanças.


Fica com Deus



ZEZA

Ana Elisa, Zeza, Luciana,
Dario e Ricardo
(irmãos)
Luciana, Zeza e Ana Elisa
(irmãs)


                                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário