Mulheres da Minha Vida

Criei este blog, como complemento da comemoração dos meus 40 anos, que acontece este ano no dia 20 de setembro, aqui pretendo colocar os depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida de maneira especial. Desde o fim de 2009, venho me empenhando para reunir os depoimentos de 40 mulheres para colocar num livro e agora que os tenho, quero partilhá-los com outras pessoas também.

Talvez muitos dos meus amigos perguntem, assim como meus irmãos já me perguntaram, mas por que não os homens também?? A resposta é simples, estou num momento muito especial de minha vida. E a vida me foi dada por uma mulher, claro que com a contribuição de um homem, mas a minha mãe teve um papel fundamental neste processo e quero valorizar a mulher.

Sou mulher, negra e feliz por ter a oportunidade de ter chegado até aqui!

Tenho certeza que depois da criação do blog, outras me escreverão. E estes terão um registro aqui.

E talvez seja um incentivo para aquelas que não escreveram, ainda me encaminharem algo. O material ainda não está pronto e acabado, contribuam com fotos e outros meios criativos.

Mas seja rápida, pois senão vai ficar de fora da comemoração!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sheila, uma história de dinamismo

Meu nome é Sheila da Silva, tenho 34 anos, adoro as coisas simples da vida, a brisa tocando o rosto, um olhar, um sorriso, um abraço carinhoso, adoro música - ouvir e principalmente dançar, também gosto de teatro, cinema; amizades? Quanto mais melhor; um defeito? Falar demais...rsrs.
Já fiz muitas coisas durante estes anos de vida, pulei a adolescência/ juventude, obtive a minha maturidade bem cedo, aos 18 anos de idade "virei o homem da casa", assumindo todas as contas, etc. Durante muitos anos, vivi pela minha família, pelos outros (fui catequista desde a primeira comunhão até a crisma, trabalhei com a Pastoral da Criança por 5 anos, com a PJ por 8 anos, fui ministra da eucaristia, ministrei aula de alfabetização para adultos durante um ano, etc.) e nunca fazia nada por mim. Vivia triste, chorava muito, mas por mim, apenas por mim. Nunca irei me arrepender de tudo o que fiz pela minha família. Os anos foram passando e aos poucos eu percebi que precisava cuidar de mim. Demorou para eu criar coragem e abrir mão de determinadas coisas. O trabalho de quase 12 anos foi uma destas coisas, mas posso afirmar sem dúvida que hoje sou uma pessoa muito mais feliz. A cada dia sinto que vivo com muito mais intensidade, pois vivo constantemente pela minha felicidade....
Ainda tenho muito o que percorrer, mas sigo feliz!!! - Como diz Almir Sater: "Ando devagar porque já tive pressa e levo este sorriso porque já chorei demais, hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe, eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, que nada sei... Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maçãs. É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso chuva para florir.”
Bom, vamos ao que interessa... Ana Cláudia Brito de Moura, esta mulher guerreira e sensível... Como conheci a Ana? Com certeza em um dos muitos eventos da PJ - Pastoral da Juventude, para quem não sabe. A Ana era realmente casada com a PJ... rsrs
Em todos os eventos da PJ a que íamos, já chegávamos observando onde a Ana estava com suas muitas camisetas, de todos os tipos e gostos, dos "Pjoteiros". Era ela mesma quem fazia tudo... sempre com muita dedicação e carinho.
A Ana se dedicava a tudo relacionado com a PJ de maneira extraordinária, tudo mesmo...
Minha aproximação maior com a Ana foi quando tive o prazer de participar da equipe de coordenação do Dia Nacional da Juventude (DNJ) de 2000. Começamos a nos reunir já no ano de 1999, e a maioria das reuniões foi realizada na casa dela, onde éramos acolhidos como se fôssemos da família. Havia ali pessoas de diversos lugares: Guarulhos, Ribeirão Preto, Santo André, Campinas, etc... Foram momentos mágicos nos quais pudemos traçar laços de amizade para a vida toda... e a Ana adorava aquela bagunça de Pjoteiros. Os olhos dela brilhavam sempre de encantamento... A dona Ana, mãe da Ana Cláudia, fazia cada comidinha deliciosa. Houve uma dessas reuniões em que ela fez feijoada, acreditem... feijoada, com direito a laranja já descascada... A dona Ana também é uma pessoa maravilhosa, tenho certeza de que o coração da Ana Cláudia é igualzinho ao da dona Ana, sem tamanho, imenso até perder de vista.
Houve um evento da PJ, no Ginásio do Corinthians, não me recordo a data... rsrs... Isso faz parte da idade... rsrs... e quem estava lá, vendendo suas mágicas camisetas? Ana Cláudia, claro. Eu fui para levar os jovenzinhos da minha paróquia e fiquei o dia todo ajudando a Ana na venda das camisetas, e ela, ao final do evento, fez aquela carinha que só ela sabe fazer, me agradeceu grandemente e me deu uma camiseta.
O chá de cozinha da Ana não foi um chá de cozinha e, sim, um chá de lingerie, acreditem... a Ana fez um chá de lingerie... rsrs... também tive o prazer, junto com a Nana, de participar deste momento com a Ana, e foi demais viu, divertidíssimo, simplesmente amei....
O casamento? Nossa, este episódio é de novela... rsrs
Eu, Naná e Silvio (na época namorado da Naná, hoje esposo), e meus afilhados claro... rsrs vivemos uma verdadeira aventura para estarmos presentes no casamento da Ana Cláudia... Aquele sábado era o dia mais frio do ano, frio mesmo, de verdade...rsrs... Como eu nunca soube chegar em Osasco de carro, combinamos de ir de ônibus, metrô e trem. Reservamos um hotel no centro de Osasco, saímos de Guarulhos, acho que umas 11h, não lembro ao certo, enfrentamos frio e garoa, e de malas... rsrs... chegamos ao Hotel. Deixamos as malas e fomos resolver algumas coisas na rua... Voltamos, colocamos os trajes de gala e pegamos o ônibus para o Novo Osasco, onde seria a cerimônia ecumênica, e o frio ficando ainda pior. A igreja estava linda: do lado de fora havia as bandeiras do Brasil e da Alemanha, uma farta mesa cheia de pães caseiros, trigo, a parte interna toda decorada com as cores do Brasil e da Alemanha. A cerimônia foi maravilhosa. Eu me lembrei de nossos bons tempos em celebrações da PJ e chorei... Tive o prazer de segurar uma rosa que fez parte do arco que foi feito para a entrada da noiva Ana... demais... A festa? Sem comentários, né, muuuuuuuuuuuita gente animada, todos dançando e se divertindo, revimos algumas pessoas da PJ também... foi um final de semana geladérrimo quanto ao clima, mas foi super quente em relação ao carinho especial que temos pela Ana. Valeu muito a pena ter passado aquele frio, viu, porque nossos corações e alma ficaram muito mais cheios de amor!!!!
Depois do casamento, vimos a Ana das poucas vezes que ela voltou ao Brasil, na casa da mãe dela, na despedida no aeroporto. Às vezes conseguimos conversar virtualmente... e assim vamos aquecendo esta amizade por esta pessoa incrível e maravilhosa que é a Ana Cláudia....
Pois é, Ana, você tem razão em relembrar as sábias palavras cantadas por Cazuza "O tempo não para", estamos em constante movimento, acontecem inúmeras coisas numa fração de segundos... então, por que não vivermos intensamente cada fração de segundo que temos???
Ana, eu a parabenizo por ser esta mulher guerreira e sensível, corajosa e intensa... Desejo de coração que você seja muito mais feliz. Que Deus continue te abençoando, cada dia mais e mais. Afinal, completar quarentão não é para qualquer um não hein... e na sua condição, então, que tem muitos e muitos amigos maravilhosos ao seu lado, apoiando e incentivando...
Seja maravilhosamente FELIZ SEMPRE!!!
Super beijos e abraços carinhosos
Da sempre amiga Sheila
Guarulhos/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário