Mulheres da Minha Vida

Criei este blog, como complemento da comemoração dos meus 40 anos, que acontece este ano no dia 20 de setembro, aqui pretendo colocar os depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida de maneira especial. Desde o fim de 2009, venho me empenhando para reunir os depoimentos de 40 mulheres para colocar num livro e agora que os tenho, quero partilhá-los com outras pessoas também.

Talvez muitos dos meus amigos perguntem, assim como meus irmãos já me perguntaram, mas por que não os homens também?? A resposta é simples, estou num momento muito especial de minha vida. E a vida me foi dada por uma mulher, claro que com a contribuição de um homem, mas a minha mãe teve um papel fundamental neste processo e quero valorizar a mulher.

Sou mulher, negra e feliz por ter a oportunidade de ter chegado até aqui!

Tenho certeza que depois da criação do blog, outras me escreverão. E estes terão um registro aqui.

E talvez seja um incentivo para aquelas que não escreveram, ainda me encaminharem algo. O material ainda não está pronto e acabado, contribuam com fotos e outros meios criativos.

Mas seja rápida, pois senão vai ficar de fora da comemoração!

domingo, 19 de setembro de 2010

Marcia, uma história de comadre



Oi, Cal,

Pensei tanto no que escrever... E também não sei o que você quer ler, mas lá vai...
Nós nos conhecemos  há muitos anos dos nossos atuais quase quarenta anos. Devíamos ter por volta de dezessete anos, acho.
Lembro-me do grupo de jovens do PIC, e, depois, do grupo de jovens no Belmonte. Lembro-me das nossas intenções de ser freiras, nossas mesmo, porque éramos eu, você, a Mel e a Ana Lúcia. Mas isso não deu muito certo, não. Pelo menos não para nós.  O tempo, ao seu modo, nos mostrou caminhos diferentes.
Nós nos encontramos na PAJUPA, depois no PJ DIOCENO. Foram vários anos, e, com o passar do tempo você ficou mais centralizada na PJ, e eu fui para a catequese e para o Grupo de Rua. Assim, o tempo e as diferentes atividades nos distanciaram, mas sempre nos encontrávamos. O Pe. José, o Pe. Mário e o Pe. Tião, com certeza, sempre foram nossos grandes elos, e eles hoje também seguem caminhos diferentes e distantes de nós (em locais e até planos terrenos diferentes).
Mas um de nossos grandes encontros foi quando fiquei grávida da Ana Luíza. Nesse momento tive a sua grande mão amiga estendida e o forte abraço que me aconchegou. Jamais vou me esquecer de tudo o que você fez, e só DEUS poderá lhe pagar isso. MAS AMIGO É ISSO DAR SEM PEDIR NADA EM TROCA, ESTAR PRESENTE NOS MOMENTOS QUE MAIS PRECISAMOS DE APOIO . E VOCE É ASSIM PURA GENEROSIDADE.
Sei que somos muito diferentes, mas nunca brigamos. Nestes anos, nos mudamos muito, mas sempre que estivemos juntas, me diverti muito, fizemos mil loucuras, a vida era demais. Com saudades me recordo desses momentos. Você, aliás, continua procurando ideais e eu também. Nunca desistimos, sempre estamos procurando novas coisas. Agora você aí, num país distante, casada, longe de tudo e de todos e da sua família. Quem diria, pensei que nunca testemunharia isso. Mas, também, nunca achei que você não conseguiria se adaptar à nova vida. Afinal você sempre foi guerreira e sempre correu atrás dos seus ideais com muita garra.
Eu sou muito feliz de tê-la como amiga e comadre. Eu tenho muita satisfação em minha filha te conhecer e poder ver em você uma grande mulher guerreira, esse é o maior tesouro! Te adoro! Parabéns pelos quarenta anos: muito bom poder comemorarmos juntas, mesmo que seja você aí e nós aqui.
Muitos beijos

Márcia e Ana Luiza

Um comentário:

  1. ANA CLAUDIA, PARABENS! LER O SEU BLOG ESTA SENDO UM PRAZER, POIS É UMA PRESENTE PARA TODOS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE VIVER E CONVIVER COM VC. ESTAMOS RECORDAMOS NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA E DE MUITOS DE NOSSAS AMIGAS, QUE EM ALGUMA FASE DA SUA VIDA NOS ENCONTRAMOS. E ESTENDO OS PARABENS PARA A SILVIA LETICIA QUE COM CERTEZA ESTA CONTRIBUINDO PARA TODO ESTE SUCESSO! ENFIM 40 ANOS! QUE DEUS A ILUMINE E SEMPRE DERRAME SUAS BENÇAS SOBRE VC! QUE POSSAMOS TER MAIS 40 ANOS PARA CONTEPLARMOS JUNTAS! TE AMAMOS. ANA LUZIA E MÁRCIA

    ResponderExcluir